Blog

11 Verdades e mitos sobre atuar na área tributária.

img_artigo107

Atuo na área tributária há quase 15 anos. Comecei já no primeiro semestre da faculdade a ter contato com a contabilidade. Uma das vantagens da área é poder fazer estágios e participar de programas de trainee desde cedo integrando a teoria da graduação com a prática do mercado. Ainda me lembro da primeira vez que fechei um balanço. Soltei um grito. Também lembro das primeiras emissões de notas fiscais, ainda no talão e da elaboração das declarações acessórias.

Apresento aqui 11 verdades e mitos que encontrei ao longo destes anos. Destaco que é uma visão minha, dentro do contexto em que eu vivi e vivo. Você pode acrescentar sua percepção e vivência nos comentários.

É uma área que paga bem. Verdade. Minhas opções eram custo e tributos. Custo não é uma área com tanta oferta de emprego no Rio de Janeiro. Experimentei tributos e gostei muito. Mesmo com toda a crise econômica que estamos vivendo o profissional tributário ainda é diferenciado. Afinal, nossa carga tributária é pesada, complexa e com muitas nuances. O tributarista é visto como um mal necessário…portanto, tem um salário um pouco melhor.

É preciso gostar muito de matemática. Mito. Contador não precisa saber logaritmo, álgebra linear ou fórmula de Baskara. Uma boa planilha para conferir o que o sistema está fazendo é o suficiente. Creio que é mais interessante que você saiba usar o Excel do que uma calculadora. O Excel calcula para você. Você lidará com números o tempo todo. Mas são só as operações básicas mesmo. Lembre-se: nossa formação não é em matemática.

A maioria dos profissionais são homens. Verdade. Demorei para perceber que, em muitas reuniões, eu era a única mulher presente. A maioria homens e quase sempre com o dobro da minha idade. Não me intimidei. Me preparava com as leis e me mantinha firme, mesmo quando questionavam e testavam os meus conhecimentos. Isso não me impediu de ser gerente antes dos 30 anos. Prepare-se para as reuniões e seja firme.

É possível se especializar em todos os tributos. Mito. Decidi me especializar em tributos diretos, mas acabo trabalhando com tributos indiretos, PIS e COFINS. No entanto, não ouso dizer que sou especialista em IPI ou ICMS. São tributo muito complexos e com muitas particularidades. O ideal é que você entenda o impacto dos tributos uns nos outros, mas que conheça muito sobre os tributos com que tem contato no dia a dia.

Demora ao menos 2 anos para entender as técnicas. Verdade. Pela minha experiência, no primeiro ano você ainda não tem o domínio sobre os cronogramas, dificuldades das declarações acessórias e particularidades das apurações que realiza. No primeiro ano, as tarefas são feitas na tentativa e erro. No segundo ano, você já encerrou um ciclo inteiro de tarefas e apurações e entende o que está fazendo.

Os sistemas calculam tudo sozinhos. Mito. Por mais completo que seja um sistema, ele precisa se configurado, parametrizado e a legislação muda o tempo todo. É necessário realizar uma conferência do que é apurado pelo sistema antes de recolher os tributos ou enviar as declarações acessórias.

Preciso ter perfil para atuar na área tributária. Verdade. Não é todo mundo que tem paciência para ler e interpretar a lei. Você precisa ter curiosidade, disciplina e lidar com a pressão dos prazos cada vez mais curtos. Além disso, aceite o fato que você vai errar. Porém, erre o mínimo possível. Não é todo mundo que gosta da área tributária e não são todos que querem que terão perfil para atuar.

É uma área muito estressante. Mito. Depende do seu perfil. Depende se trabalha no operacional ou na consultoria. Depende dos tributos em que você se especializou. Há muitos prazos e muita pressão. Há quem goste de trabalho assim. Se você gosta de uma rotina calma e sem grandes sobressaltos a área tributária não é indicada para você. As empresas normalmente não investem na área tributária. Você vai precisar utilizar os recursos que tem e dar conta de tudo.

Você pode viajar muito. Verdade. Dependendo da empresa em que você trabalha, você pode viajar o Brasil todo. Algumas empresas colocam as viagens como opcionais. Outras, como obrigatórias. Pergunte antes de aceitar o emprego. Viagens a trabalho não possuem o glamour que as pessoas pintam. Você conhece o aeroporto, o hotel e o local de trabalho. Lembre-se que não são férias. Ou você acabará se frustrando muito.

Somente advogados são tributaristas. Mito. Todos que atuam na área tributária e possuem especialização são tributaristas. Os advogados podem oferecer uma legal opinion e nós, contadores, fazemos pareceres e diagnósticos. Podemos inclusive ser peritos.

Não é preciso fazer uma especialização. Verdade. Conheço advogados que dominam a área tributária. Técnicos em contabilidade que apuram tributos com muita segurança. O diferencial da especialização, ao menos para mim, foi que eu entendi porque eu fazia da forma que fazia. Saí do automático. Mas é na prática que você descobre os erros e acertos do seu trabalho. Pois cada empresa possui suas peculiaridades.


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).