Blog

Análise da Matriz Swot

imgartigo1_abr2017

A análise SWOT foi criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores de Havard. A análise estuda as forças (Strenghts) internas da organização, as fraquezas (Weaknesses) também internas, as oportunidades (Opportunities) externas e as ameaças (Treats) também externas.

Através desta análise a empresa pode aumentar o conhecimento que tem de si e do mercado como um todo sendo possível aproveitar seus pontos fortes e tentar diminuir, se não for possível eliminar, seus pontos fracos. Assim, seria possível formular estratégicas eficientes e possíveis.

Porém, Morch et al. (2010) afirma que os fatos do ambiente externo não estão sob o controle da empresa e que a oportunidade de uma empresa pode ser a ameaça do concorrente. Entende-se, então, que a empresa conhecedora destas informações e que utilize de forma estratégica poderá ter vantagem competitiva em relação às demais.

Outro aspecto a ser considerado é que o ambiente interno pode ser controlado pela empresa e, consequentemente, pode ser alterado. Desta forma, é possível fazer uma matriz combinando as variáveis internas e externas de acordo com a influência que os demais players possuem.

Segundo Morch et al. (2010) as Forças da empresa estão relacionadas aos recursos e capacidades que possuem e podem gerar vantagem competitivas, se bem utilizados. Já as Fraquezas são os pontos mais vulneráveis em relação aos concorrentes atuais ou em potencial. Em relação ao ambiente externo pode-se dizer que as Oportunidades não são controláveis pela empresa, mas podem ajudá-la a alcançar suas estratégias, enquanto as ameaças podem ou não ser evitadas e também não há controle por parte da organização sobre elas.

A matriz SWOT pode ser utilizada para analisar a empresa de uma forma em geral. Ela também pode ser utilizada para analisar a empresa através de setores, centros de custos, filiais e produtos. Ou seja, como é uma análise ambiental, ela pode ser realizada de uma forma macro na empresa ou micro, dependendo da necessidade e utilidade.

Alerta-se, no entanto, que a análise deverá ser objetivo e considerar pontos relevantes para que não se perca em informações desnecessárias e sejam interpretadas de forma equivocada ou desvie a empresa das metas e estratégias traçadas.

Figura 1: Análise da Matriz SWOT

A análise de matriz SWOT pode aumentar o conhecimento que a empresa tem sobre o ambiente interno e externo e alinhar suas estratégias para que as metas sejam alcançadas.

img_artigoswot1

Fonte: Adaptado de Morch et al. (2010).