Blog

Dicas para fazer a prova da ANPAD.

img_artigo118

Algumas instituições de ensino solicitam que o candidato realize a prova da ANPAD para ingressar no mestrado e/ou doutorado em Administração e Ciências Contábeis. Não posso afirmar em quais outras áreas esta prova é requisitada. Para isso, recomendo que consulte o próprio site da ANPAD.

Período de inscrição. A inscrição costuma acontecer até um mês antes do período de provas.

Período de provas. Março, julho e outubro. Porém, verifique com antecedência, pois podem ser alteradas a cada ano.

Local de provas. Verifique quais cidades e locais estão disponíveis para a realização da prova. Leve em consideração a passagem, hospedagem e translado, caso você resida em outra cidade.

Pagamento e valor. Costuma ser realizado em boleto. Somente após o pagamento é que sua inscrição será confirmada. O valor para 2019 é de R$ 360,00. Você pode pedir isenção se atender aos pré-requisitos.

Temáticas da prova. Raciocínio Lógico, Raciocínio Analítico, Raciocínio Quantitativo, Português e Inglês. Cada área com 17 questões com 5 opções de respostas.

DICAS

Tempo de prova. São disponibilizadas 4 (quatro) horas de prova. Ao todo são 85 questões. O candidato tem menos de 3 (três) minutos para realizar cada questão. Algumas com textos enormes. Administre bem o seu tempo realizando primeiro as áreas que você tem mais facilidade.

Inglês. Fique atento aos editais de mestrado e doutorado. Algumas instituições não solicitam comprovante de proficiência em inglês dependendo da nota que você obtiver na prova da ANPAD.

Provas anteriores. A prova da ANPAD é treino. Você pode saber resolver as questões, mas se demorar muito tempo lendo não conseguirá fazer o máximo de questões possíveis. Faça as provas anteriores para se acostumar com o estilo de prova e para aprender a administrar o tempo.

Cursos preparatórios. Existem cursos presenciais e online, se não se sente seguro você pode fazer um destes cursos. Alguns permitem que você adquira apenas o módulo que deseja e não o curso todo.

Faça mais de uma prova. Caso tenha feito a prova de março, faça a prova de julho também. Seja porque não conseguiu a pontuação mínima requerida pela instituição de ensino, seja para aumentar a sua pontuação no ranking dos candidatos ao mestrado e/ou doutorado.

O mais importante é ter foco e não desistir, mesmo se não for bem na primeira prova. Grandes pesquisadores fizeram descobertas incríveis, porque persistiram na pesquisa.


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).