Blog

IFRS 15 – Receitas

Você já ficou perdido ao tentar entender a complexidade do IFRS 15? Eu já! Mas essa história é hilária, e talvez ajude a clarear as suas ideias. Um amigo meu, dono de uma confeitaria, me contou que estava tentando aplicar o IFRS 15 no registro de suas receitas. Ele estava convencido de que a norma exigia que ele entregasse seus bolinhos e doces em, no máximo, três dias após o cliente efetuar o pagamento.

Eu quase engasguei com meu bolo quando ele me falou isso. Eu perguntei se ele queria dizer que as pessoas não teriam direito a comer um bolinho daquela confeitaria no quarto dia após a compra ter sido realizada!? Bom, resolvi então explicar de maneira prática o reconhecimento da receita:

Passo 1: Identifique o contrato com o cliente. O primeiro passo é fácil, é a mesma coisa que namorar. Quando você começa a sair com alguém, precisa identificar que tem um “contrato” com aquela pessoa, né? Pode ser um contrato tácito- ficante, mas ainda assim é um acordo.

Passo 2: Identifique as obrigações de desempenho. Ah, esse passo é como cumprir tarefas em um relacionamento. Sabe aquelas coisas que você promete fazer, como mandar uma mensagem todos os dias ou levar o(a) crush pra jantar? São as obrigações de desempenho.

Passo 3: Determine o preço da transação. Aqui é como discutir dinheiro em uma relação. Às vezes vocês combinam dividir a conta, outras vezes um paga mais que o outro. É importante determinar o preço da transação para que ninguém saia perdendo, certo?

Passo 4: Aloque o preço da transação às obrigações de desempenho. Esse passo é como decidir o que cada um vai pagar na relação, de acordo com suas obrigações de desempenho. Se você prometeu cozinhar todos os dias, por exemplo, pode ser justo que o outro pague mais nas despesas de casa.

Passo 5: Reconheça a receita quando o desempenho da obrigação for atingido. Esse passo é como comemorar uma conquista na relação. Se você e seu(sua) parceiro(a) decidiram passar 1 mês sem brigas, por exemplo, só reconhecem a receita quando conseguem chegar a esse objetivo. Aí sim podem comemorar juntos!

E essa história engraçada nos leva a um ponto importante: o conhecimento das normas contábeis é imprescindível para o sucesso dos negócios. E no caso do IFRS 15, ele é especialmente importante para empresas que tenham contratos de longo prazo com entrega de serviços.

Você não quer ficar igual ao meu amigo da confeitaria, não é mesmo? Então, se você ainda não está por dentro do IFRS 15, não se preocupe. A BKR – Lopes, Machado ajuda sua empresa a se adequar às normas contábeis e a entender exatamente o que é necessário para o sucesso financeiro.

Não perca mais tempo sem o conhecimento correto sobre as normas contábeis. Entre em contato agora mesmo!


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).