Blog

Passo a passo para organizar suas finanças pessoais

img20_artigo

1º Passo: Realize o levantamento das receitas.

Com as relações de trabalho mais flexíveis e o aumento do empreendedorismo, tornou-se comum que as pessoas não tenham como única fonte de renda o emprego. Para aqueles que são funcionários com mais de uma renda ou que são empreendedores, o primeiro passo é saber o quanto se ganha efetivamente, descontados os tributos.

2º Passo: Relacione todas as suas despesas.

Quanto você gasta por mês? Com o que? Liste todos os seus gastos, por menor que eles sejam. Verifique no extrato bancário e do cartão de crédito os gastos efetivos. Verifique também os gastos pagos em dinheiro que não aparecem nos extratos.

3º Passo: Elabore um orçamento anual.

O orçamento anual deverá contemplar as despesas eventuais como Dias da Mães, dos Pais e demais datas comemorativas em que você costuma presentear alguém. Além disso, deverá considerar as despesas fixas e variáveis. Para as variáveis considere a média dos seus gastos.

4º Passo: Organize suas dívidas.

Caso esteja endividada/o relacione todas as dívidas que possui. Negocie sua dívida e, se puder, unifique-a em uma única prestação a ser paga. Não se esqueça de dois pontos importantes. Primeiro: A prestação da dívida deverá caber no seu orçamento. Segundo: Evite despesas desnecessárias enquanto está se organizando financeiramente.

5º Passo: Elabore um orçamento mensal.

Todo mês verifique se o seu orçamento para o mês seguinte está coerente com a sua realidade, se não estiver, realize os ajustes necessários. Fingir que a despesa com não existe, apenas mascarará o tamanho do seu problema financeiro.

6º Passo: Estruture as suas despesas.

Separe o que são despesas fixas e variáveis. Comece com as despesas relacionadas à moradia. Elas não deverão ultrapassar 30% do seu orçamento. Caso esteja muito acima disso, considere mudar para um local que não afete tanto o seu orçamento. Às vezes, é preciso dar um passo para trás para dar dois para frente. Caso a situação financeira esteja muito agravada, restrinja ao máximo as despesas com lazer, considere os eventos gratuitos e local onde não precisa pagar entrada. Leve água e lanches de casa para evitar gastos principalmente em locais turísticos.

7º Passo: Cortando despesas e/ou aumentando receitas.

Para ter uma maior folga financeira você deverá cortar despesas e/ou aumentar receitas. Restrinja as despesas necessárias e considere um rendimento extra. O que mais você sabe fazer? Com o que poderá ganhar uma renda extra? Considere atividades simples como passear com animais de estimação, vender bolos e doces caseiros e artesanato. Às vezes, as rendas extras acabam se tornando a renda principal. Diversificar suas receitas é uma forma de ser menos afetada/o em tempos de crise.

8º Passo: Economize.

A economia é cíclica: tem seus momentos de crescimento e de retração. Considere aproveitar todos eles. Economize ao menos 10% do que você ganha e tenha como meta ter uma reserva equivalente a 6 meses do seu salário/rendimento. Ter uma economia fará com que você encare os momentos de dificuldade com mais tranquilidade e até mesmo que se arrisque mais em um novo emprego ou empreendimento, pois você sabe que há uma reserva com a qual pode contar.